segunda-feira, 8 de abril de 2013

Origamis: Enfeite para Dani-> Kusudama Electra + Kusudama Loop + Tsuru

Sobre a Seção: Origami resumidamente é uma arte japonesa que consiste em dobrar papéis e transformá-los em representações de seres e objetos sem utilizar cola ou tesoura.
Eu sempre tive uma veia artística muito aflorada, e desde pequena me encanto quando vejo qualquer forma de arte do meu interesse. E uma delas é o Origami.
Um belo dia com meus sete ou oito anos de idade eu juntei um dinheirinho suado da mesada e comprei dois livros que eu estava de olho já fazia tempo. Um de origami e outro de desenho estilo cartoon...
Eu havia criado muitas expectativas, comprei papel especial, me preparei toda e quando fui tentar dobrar não consegui fazer NADA nem uma porcaria de um sapinho, rs. Na época não tinha internet nem nenhuma outra forma de conhecer pessoas/espaços que tivessem os mesmos interesses que eu, então concluí que eu era realmente péssima e esqueci o livro na estante, porém jamais deixando de admirar essa arte.
Anos depois, já com esse absurdo de informações e acesso ilimitado à internet resolvi tentar de novo...
E foi então que cai num mundo maravilhoso de cores, formas, papéis e dobras. E me senti "Alice no país das dobraduras", rsrs... Desde então não parei mais, pra mim é um hobby e uma terapia. Existem livros maravilhosos, canais no Youtube, sites que disponibilizam diagramas e informações para quem quer começar do zero, livros para download e etc. É só procurar!

Meu intuito aqui é apenas mostrar o que eu fizer e quem sabe despertar o interesse de quem tinha vontade de fazer mas não sabia por onde começar. Não vou explicar nem ensinar sobre isso desde o começo porque como eu disse, existem muitos espaços ótimos só com essa finalidade e este é um blog de variedades. Mas vou procurar sempre colocar minhas fontes, vídeos, diagramas e o que for possível para facilitar a vida de quem tiver boa vontade de aprender.
As legendas e símbolos de dobras dos diagramas são universais, em caso de dúvidas aqui tem um resumo.

Hoje em dia eu vejo que aquele livro para mim foi mesmo uma porcaria (eu tenho ele até hoje), não sei se a didática dele é ruim, se eu que não soube aprender, se na época em que foi feito ele foi considerado bom e depois ficou obsoleto... Sei lá, mas depois de tudo isso e de todo esse tempo o que eu sei é que eu ainda não consegui dobrar quase nada que tem lá, rsrs... Mas essa história me reafirmou o quão gratificante é correr atrás de algo sem nunca desistir!

O livro que quase me fez desistir, rs...


O tipo de origami que eu mais gosto de fazer está incluso numa ramificação chamada KUSUDAMA, kusu (remédio) dama (bola).
Os Kusudamas são origamis modulares, ou seja com várias peças que se encaixam, colam ou costuram formando uma coisa só no final. Geralmente eles ficam num formato circular e antigamente eram utilizados para colocar remédios ou ervas aromáticas/medicinais dentro. Eram pendurados com cordões que tem um simbolismo de que, considerando o kusudama como uma esfera de energia de cura, os cordões serviam para transportar e direcionar essa energia para a pessoa ou ambiente. Normalmente esse cordão é finalizado com um pompom de fios que ajudam a espalhar a energia do kusudama.
Eu nunca fiz nenhum com ervas ou remédio, sempre recheio os meus com amor e carinho mesmo e  transformo num enfeite de pendurar, de mesa ou algo assim, rsrs...
Eu particularmente prefiro fazer origamis/kusudamas só no encaixe, sem cola. Porém quando são presentes ou enfeites de pendurar, opto por utilizar um pouco de cola para que não haja risco de desmontar e para que durem mais, já que o tempo também desgasta o papel.

O Origami de Hoje: Foi feito para minha melhor amiga, Dani que fez aniversário dia 29/03 e eu ainda não tinha conseguido dar um parabéns decente e pessoalmente... Shame on me!
Hoje tivemos um almoço japonês agradabilíssimo e eu pude entregar meu presente, que foi feito especialmente para ela! Pena que o tempo passou tão depressa...
Trabalhei com tons de verde, azul e roxo. E o fio que usei é lilás embora em algumas fotos pareça rosa.






Os origamis desse enfeite são:

Kusudama Electra de David Mitchell: Composto por 30 peças e feito em papel coreano (5x5). Fica lindo e o que eu mais gosto nele é a formação das estrelas e essa possibilidade de colocar outro origami dentro, no caso eu coloquei um tsuru (passarinho), remetendo a uma gaiola. Mas poderia ser outra coisa qualquer, até mesmo outro kusudama.



Diagrama

Vídeo



Kusudama Loop de Saburo Kase: Composto por 06 peças e feito em papel coreano brilhante (5x5). Esse origami pode ser composto por mais módulos, mas eu optei por 06 porque utilizei como peça secundária, então queria menor e mais delicado. Ele também fica lindo quando feito com papel dupla face porque essas "voltinhas" ficam da cor do verso do papel. Esse kusudama foi um dos primeiros que eu aprendi, não sei se foi por isso mas eu achei ele com um grau de dificuldade meio alto, rs...



Diagrama


Vídeo


Tsuru: Bem famoso esse passarinho, existe uma lenda japonesa sobre as origens e a história dele. Vou colocar logo abaixo do vídeo explicativo para quem tiver tempo e paciência de ler! É uma história linda!


Diagrama


Vídeo









10 comentários:

Fábia Soares disse...

Olá!
Gostei muito, achei muito bonito seus origamis, pena que eu não tenho a habilidade.

Bjo!
www.eutambemsoubonita.blogspot.com.br

origami bela flor disse...

muito bom seu trabalho ,continue buscando pq origami é uma arte infinita. Tb amo,bju Joana

Anônimo disse...

É... Eu também "comecei" com esse livro, mas... Nunca mais mexi nele e na época lembro que comprei um para fazer aviões de papel ^^

Beijos, se cuida moça =)

Fernanda Fusco disse...

Que lindo!! Adorei a dica!!
Quando eu estava em sala de aula, montei um livro de origamis para que as crianças lessem e seguissem as instruções! Pena que não consegui colocar em prática... =( Logo tive que sair!

Anônimo disse...

Hey! Sumiu?!

Unknown disse...

Que máximo!
Sou péssima para essas coisas, não sabia nem montar um envelope na escola! hahahha

Anônimo disse...

Some não! =(

Anônimo disse...

E não é que sumiu mesmo?
Ainda tenho uma coisa sua... Queria devolver =(

DaphneTyler disse...

Se for quem eu penso, deve ser um anel, rsrs...Não sumi não, leia meu último post =)

Anônimo disse...

Perspicaz! =)