quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Livros: A Maldição do Espelho - Agatha Christie




Sobre a Seção: Uma das invenções mais maravilhosas da humanidade para mim são os livros, eles são tesouros e guardiões do bem mais precioso e útil que alguém pode ter: O Conhecimento! Quando eu abro um livro, é como se eu abrisse a porta de uma nova dimensão, que me apresenta a diversos mundos, diferentes culturas, que me faz sonhar, imaginar e ter sede de saber!
Fazia tempo que eu estava ansiosa para inaugurar essa seção... Só não havia feito antes porque estava lendo sagas e queria escrever sobre cada livro de forma individual mas no mesmo post, o que demoraria um pouco além do esperado e blá blá blá... Enfim! Não resisti e resolvi intercalar minhas leituras com um livro sem sequência para poder inaugurar logo aqui, rs



Sobre a Autora: Com todo orgulho possível começo essa seção com uma das mulheres que mais admiro nesse mundo: Agatha Christie!
A própria Agatha levou 15 anos para escrever sua autobiografia, então devo dizer que essa descrição é um simples resumo e que não retrata nem 1% da grandiosidade dos feitos, do brilhantismo e da vida dessa escritora. Ainda assim espero pelo menos poder fazer com que mais pessoas a conheçam e se interessem.

Anna Mary Clarissa Miller (Agatha Christie) 1890-1976: Foi a mais conhecida romancista policial do mundo. Na época em que ela nasceu as mulheres ainda tinham pouco espaço acadêmico no mundo e deveriam aprender em casa, por isso ela não foi à escola mas teve diversos tutores e professores particulares. Ela não se destacava apenas como escritora, era também ótima pianista, cantora lírica e matemática. E não fosse sua personalidade introvertida talvez tivesse mesmo optado pela carreira musical ao invés dos livros.

Agatha viajou muito ao longo de sua vida, participou de expedições arqueológicas e ainda trabalhou como enfermeira. Fatores valiosos esses, que a  fizeram ter conhecimentos específicos e que a auxiliaram na elaboração de diversas de suas tramas.
Seu primeiro livro," O Misterioso caso de Styles" foi publicado em 1920 (após ser rejeitado por seis editoras) pela editora Bodley Head.
E então a "Rainha do Crime" não parou mais. Escreveu 87 livros e suas publicações e traduções mundiais são apenas superadas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. Ela ainda escreveu diversas peças teatrais e romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott (que por sinal se manteve sigiloso por mais de 20 anos) e suas obras possuem inúmeras adaptações televisivas e cinematográficas.

Seus mistérios e crimes são como um quebra-cabeça no qual cada peça é essencial e precisa estar no lugar correto para ser decifrado. As investigações são solucionadas apenas no fim da trama e com foco nos detalhes e na psicologia comportamental. Baseada nisso, a autora eternizou dois personagens que estão entre os mais famosos e queridos no mundo literário investigativo: O caricato e perspicaz detetive belga Hercule Poirot e a velhinha tradicional inglesa e muito observadora Miss Jane Marple.

Agatha está no Guiness como a escritora mais vendida no mundo, pelo livro mais grosso do mundo e como autora da peça teatral de maior duração do mundo.
Agatha Christie faleceu em sua casa aos 85 anos por complicações de uma pneumonia, e neste dia, seu personagem Hercule Poirot ganhou uma homenagem de página inteira no obituário do The New York Times.


Sobre o Livro: A Maldição do Espelho, conta a história de uma famosa e problemática atriz de cinema, Marina Gregg, que cansada de buscar a felicidade e nunca encontrar resolve tentar um recomeço na pacata cidadezinha de Miss Jane Marple. Empolgados com a reforma da casa nova, Marina e seu marido promovem uma recepção beneficente com muitos convidados, e então durante a festa percebem como estavam enganados quando pensaram que ali encontrariam a paz e a felicidade.
Um crime é cometido bem diante dos olhos de todos e muitos são os suspeitos. Assim a polícia local e a Scotland Yard são chamados e começam as investigações, os mistérios e o desenrolar da história, na qual obviamente logo Miss Marple é lembrada e solicitada para auxiliar, ou melhor, para ser auxiliada, já que é ela quem deixa todos os investigadores para trás e como quem não quer nada vai de mansinho desvendando tudo sozinha.

Eu particularmente adoro os livros da Agatha Christie que envolvem Miss Marple... Ela dá uma quebrada na seriedade e no "peso" desses assuntos investigativos e criminosos e traz um toque feminino e até bem humorado aos casos. É o tipo de personagem que não tem como não se apaixonar ou não se sentir cativado. Quem não ama uma velhinha toda fofa e encantadora fazendo tricô e desvendando mistérios?rs
E nesse livro em especial, eu senti uma maior atenção para a vida da personagem e uma abordagem bastante clara de sua rotina, de seus costumes e de seus pensamentos.

Eu gostei muito do livro, mas devo dizer que não está entre meus favoritos da Agatha Christie pela simples razão de ter me passado a impressão de faltar alguma coisa. Por isso tirei uma estrela.
O livro seguiu todo num ritmo perfeito e dinâmico de encadeamento de fatos e descrição de cenas e pessoas. E como sempre nos livros da Agatha Christie praticamente todos são suspeitos e a trama nos faz remoer o mistério até as últimas páginas desconfiando até da própria sombra. Até ai tudo bem, é exatamente isso que me faz gostar tanto dos livros dela...

O problema é que nesse final, onde supostamente tudo deveria se resolver e ser explicado, parece que alguma coisa apressou a autora fazendo com que ela tivesse que terminar sem (como normalmente faria) explicar cada detalhezinho, cada evidência, o destino de cada personagem e etc. Parece que algumas situações ficaram meio "no ar". Eu não sei se eu achei isso por estar acostumada com outro tipo de desfecho nas histórias dela ou se realmente outras pessoas também sentiram a mesma coisa. Mas independente disso, o livro é ótimo, o essencial é desvendado e o final é imprevisível como sempre.


"Tinha um dom tão maravilhoso! Tinha grande capacidade de amar e odiar mas não tinha estabilidade. Isso é que é tão triste para qualquer um, ter nascido sem um equilíbrio. Não poderia ter esquecido o passado e nunca poderia ver o futuro como ele realmente era, só da maneira que imaginava que seria."
(Miss Jane Marple - A Maldição do Espelho)



A Maldição do Espelho virou filme duas vezes:


Em 1980 com a participação de  como Marina Gregg e  como Miss Jane Marple











E em 2010 com  como Jane Marple e   como Marina Gregg.








Nenhum comentário: