quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Look do Dia: Xadrez Glen ou Xadrez Príncipe de Gales e Paetês

Sobre o Look: Me vesti assim para ir jantar com o namorado (aqui). O lugar é bonito e arrumado mas sem grandes formalidades, e estava bem calor.
Então optei pelo shorts que é uma peça mais casual, porém sendo de alfaiataria e com esse tipo de estampa já da uma cara bem mais arrumada para qualquer produção. A blusa preta tem um detalhe de paetês e brilhos no decote que faz parecer que é uma sobreposição de um bolerinho ou algo do tipo.
Essa bolsa é de mão é tipo uma clutch. É de veludo canelado com aplicações de miçangas formando losangos. E o scarpin é todinho bordado com mini paetês. ^^
Roupas/acessórios pretos são sempre mais difíceis de fotografar, por isso tentei detalhar mais nas fotos, acho que da pra ter uma noção.












Blusa bordada: Esmeral
Shorts xadrez alfaiataria: Mandei fazer
Sapato de paetês: Santa Lolla
Cinto fino de couro: sem marca
Bolsa de veludo: sem marca
Pulseira de veludo com metal: sem marca


Dica1: Como deve ter dado pra perceber, eu tenho um pouco de preguiça/falta de vontade de "me jogar" nos acessórios, rs... Dificilmente to inspirada nos colarzões, brincões e elementos mais pesados, mas isso é uma coisa minha mesmo, eu sou pequena então normalmente me sinto mais confortável assim. Mas esse look com certeza pra quem curte poderia ser "turbinado", rs... Um maxi colar como esse da foto por exemplo cairia bem.


Dica2: Eu sou uma pessoa totalmente um pouco metódica com tudo algumas coisas, e uma delas é tentar sempre utilizar e combinar quatro elementos, que pra mim são essenciais na hora de compor um look antes de sair de casa.
São eles: um toque de cor, brilho, estampa e textura. Isso é tipo uma regra pra mim e me ajuda bastante nas produções.
Nessa por exemplo, apesar da predominância do preto, essa brincadeira com os elementos que eu citei não deixaram o look ficar sem graça ou básico demais.


Sobre o Estilo/Estampa: Dentro da padronagem xadrez, existe um leque amplo de possibilidades, cada tipo de xadrez leva um nome, como já mostrei aqui no Argyle por exemplo.
Hoje eu vou falar do "Xadrez Glen ou Xadrez Príncipe de Gales".
Esses nomes derivam de Glen Urquhart, Escócia (onde o padrão foi primeiramente utilizado nos uniformes dos guarda-caças da Condessa Seafield no começo do século XIX) e de Eduardo VII, que popularizou a estampa e foi coroado Príncipe de Gales em 1911.

Essa padronagem mais sóbria, normalmente é composta por tons neutros, ponto sarja, fios penteados ou cardados e tem um ar mais sério.
Facilmente encontrado em casacos e ternos, é o xadrez mais utilizado na alfaiataria. Antes sua presença era mais marcante num tipo específico de lã, mas atualmente essa gama se estendeu para lona, malha de algodão e muitos outros tipos de tecido.
É exatamente essa combinação do moderno com o clássico que dá mais charme às peças.
O xadrez Glen, assim como o Argyle está presente em estilos mais arrumadinhos, como o Preppy e o Geek (também explicados no post Argyle) e em roupas sociais em geral.





Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Daphne!
Obrigada pela sua visita no Cores da Casa.
Amei o look, você está linda!!!
Se fizer ou tiver postagens sobre Natal e Ano Novo, coloque o link da postagem lá no Mosaico de Natal do Cores da Casa.
A ideia é criar uma grande confraternização entre blogueiros de todos os segmentos e apresentar os blogs para um público diferente.
Beijinhos
Adriana