segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Filmes: A Entidade




Sobre a Ocasião: É interessante salientar a ocasião desse filme porque eu o assisti no mesmo dia de Atividade Paranormal 4, só que mais tarde e em outro shopping. Talvez se eu tivesse visto cada um num dia eu não teria essa impressão de contraste tão latente, mas vendo ambos num curto período de tempo eu inevitavelmente acabei comparando os dois e percebendo diferenças gritantes em qualidade, roteiro, atuações e etc.
Foi tipo: "O que não fazer num filme de terror" e em seguida: "Agora aprenda como fazer um bom filme de terror" e detalhe, um dos produtores, , é o mesmo em ambos os filmes.

Sobre o Filme: Tive surpresas muito agradáveis com esse filme.
Quem curte um bom suspense/terror sabe que esse é um gênero cheio de clichês. Não que isso sempre seja uma coisa ruim, afinal é assim que os elementos tornam-se clássicos, rs... Mas é preciso saber dosar, e hoje em dia tá difícil inovar ou fazer coisas revolucionárias.
Esse até que conseguiu fazer direitinho.
O filme tem uma pegada serial killer misturada com espíritos e tem uma trama bem amarrada com direito a animais peçonhentos, caixas misteriosas, climão assustador com projetor de filme 8mm, crianças sinistras, belos sustos e mortes lindas e sangrentas bem executadas.

Sobre as atuações, o protagonista  se destaca interpretando um escritor obcecado e obstinado,  que em cada ato se envolve mais e mais numa perigosa teia composta por múltiplos assassinatos, sumiços repentinos e um mistério sobrenatural. Tudo em prol de seu novo best-seller.
A fotografia também foi um elemento de destaque, muito bem trabalhada cheia de cenas impactantes, sem muitos exageros, escuro proposital e luzes baixas  mescladas com tons frios.
Elementos comuns e predominantes em filmes do gênero, porém souberam fazer uso desses recursos na medida certa, sem exagerar ou cansar.
Eu vi gente falando mal da maquiagem (que eu não vou detalhar pra não dar spoiler) mas eu particularmente não vi nada de absurdo e achei irrelevante...
Trilha sonora ótima, nada muuuito surpreendente mas bem apropriada e recheada de bons efeitos.
Direção e roteiro também como eu já havia mencionado nada deixaram a desejar. História original e interessante, sustentação dos fatos com bons argumentos, clichês na medida certa e o mais importante, me entreteve, prendeu totalmente minha atenção de forma positiva e não me decepcionou no final.

Pra quem vai no cinema ver filme de terror só pra levar susto e fazer escândalo sem pretensão alguma de prestar atenção ou reparar num bom roteiro, não indico. Mas pra quem gosta do conjunto suspense com conteúdo e repara nos detalhes é uma ótima escolha.





Nenhum comentário: