terça-feira, 9 de outubro de 2012

Passeios: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Sobre a Seção: Esse é o primeiro post sobre passeios. Aqui eu pretendo guardar fotos, memórias e textos que me façam lembrar os detalhes de lugares que me encantam. Pretendo relatar e indicar os locais por onde eu passar e que eu achar que valem a pena ser conhecidos.

Sobre o Passeio: Inauguro essa seção com muito orgulho escrevendo sobre um lugar lindo e que merece ser conhecido por todos.


Fazia bastante tempo que eu estava com vontade de voltar à Pinacoteca do Estado de SP. Eu sempre tive o hábito de fazer esse tipo de passeio, fosse com a escola, com a família ou por conta própria. Mas na Pinacoteca, eu só tinha estado uma vez, faz muuuito tempo e eu não me lembrava de nada.


Então resolvi voltar lá semana passada e foi um passeio muito agradável!! O que mais me encanta, não são as obras por si só, mas a essência por trás das mesmas e as histórias, lendas e cargas emocionais que elas possam carregar. Meus favoritos são aqueles que têm uma plaquinha explicativa detalhando tudo e me fazendo "entrar e viajar na obra de arte". O problema é que isso me tomou bastante tempo, então vou voltar lá assim que possível pra ver com mais calma algumas coisas que inevitavelmente precisei dar menos atenção, já que sai de lá já com os portões fechando.

Ficou faltando conhecer a cafeteria com vista para o maravilhoso jardim da Luz e o Memorial da Resistência (que como eu não fui eu não vou dar detalhes, mas se alguém se interessar é só clicar no link... E eu assim que fizer a visita, atualizo/faço o post) que é vinculado à Pinacoteca.
Outra coisa que eu procurei e não achei foram as obras da Tarsila do Amaral. Antes de fazer o passeio, dei uma pesquisada nas dicas e indicações na Internet e fiquei animada por ler em alguns lugares que teriam obras dela. Mas não achei nada... Lá tem muitos corredores, salas, andares, portas e escadas e eu sou uma pessoa totalmente meio sem senso de localização, então pode ser que a culpa tenha sido minha mas, quando eu voltar lá vou ficar de olho.

Não vou postar fotos das obras porque eu não tirei. Como eu disse, pra apreciar tudo é preciso tempo e atenção e se eu levasse a máquina eu não ia conseguir me concentrar da mesma forma. Além disso, são coisas maravilhosas demais para serem retratadas e sentidas apenas por fotografia, o barato é ver ao vivo, por foto perde a graça.
A única foto de obra que eu vou colocar aqui, é a de um dos enormes pilares de sustentação do prédio. E é uma das coisas mais lindas que eu já vi na vida. Sou apaixonada por mitologias (especialmente a grega), e essa coluna retrata o castigo de Atlas, um titã que foi condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre. E eu deixo aqui como curiosidade para quem como eu, se interessa pelas histórias por trás das obras ou para quem precisa de um incentivo visual para visitar o local.



Sobre o Local: A Pinacoteca do Estado de SP tem uma estrutura arquitetônica tão deslumbrante que por si só já faz valer o passeio, além disso o valor pago no ingresso para fazer a visitação do prédio e das obras é bastante acessível.
O prédio foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897 e era onde funcionava o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos para construir as cidades que lucravam com o café.

A Pinacoteca foi fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo e é o museu de artes mais antigo da cidade. O local é todo construído com tijolos sem revestimento, janelas imensas, pé direito alto, muitos corredores, colunas, entalhes, peças e detalhes maravilhosos.


O museu traz representações da arte brasileira desde o século XIX até os dias atuais e passou por uma grande restauração. Seu acervo atual conta com aproximadamente nove mil peças e reúne obras e representações de grandes artistas como Almeida Júnior, Oscar Pereira da silva, Pedro Alexandrino, Antonio Parreiras, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Auguste Rodin, Di Cavalcanti, Victor Brecheret e etc.



Fontes das fotos:
http://tourporsampa.blogspot.com.br, Bibi Mesquita e http://praquearte.blogspot.com.br/2012/06/excursao-para-
pinacoteca-de-sp.html



Nenhum comentário: